-
Arquitetos: UNA Arquitetos
- Área: 640 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Agrotexas Ambiental, Concresteel, Durval Gonçalves de Assia, Eco design madeiras, Gaggenau, Jmar, Marcenaria Da Fazenda, Mekal, Poliform | Varenna, Votoran
Descrição enviada pela equipe de projeto. A questão aqui era construir a ampliação de uma casa feita há 10 anos. A Casa Boaçava foi projetada em 2009 e inaugurada em 2012.
Com os anos, alguns usos se intensificaram, outros se modificaram. As crianças cresceram. Surgiu a necessidade deum espaço para atividades relacionadas a oficinas de artes corporais, assim como parte da rotina de escritório dos moradores passou a ser realizada em casa.
Em resposta a essas demandas, surgiu a oportunidade de compra do terreno vizinho. O projeto é a construção de uma praça que passa a ser o centro do conjunto, que articula novos usos aos existentes.
O volume que ocupava praticamente todo o lote, respeitando os recuos obrigatórios, ganhou um contraponto com o vazio exterior. São três frentes para essa praça, definidas pelas construções: a casa original como bloco de concreto pigmentado e as duas alas do anexo. Novamente estabelece continuidade com a rua.
O piso de madeira existente se estendeu para todos os espaços exteriores interligando também o jardim ao fundo, de onde se descortina a vista do vale do Pinheiros. A praça se completa com o horizonte. Habita-se a geografia se esquecendo do lote.
Em continuidade, no tempo, o novo volume é todo construído em planos de concreto aparente. Conexões e proteções são metálicas. A ideia é condensar os dois tempos da obra sem diferenciá-los, como se estivessem à espera de um novo complemento. Ao final, não saberemos o que foi feito antes, a casa, ou seu anexo. Poderiam ainda surgir mais intervenções, solução aberta.
A forma é de cidadela, um vilarejo, com torres, pontes, jardins suspensos, pátios rebaixados e praças cobertas.
A Casa Boaçava e sua ampliação são de autoria do escritório UNA arquitetos e foram coordenados por Cristiane Muniz e Fernando Viegas, atualmente sócios do estúdio UNA MUNIZVIEGAS - @unamunizviegas